•A Umbanda tem Fundamento e é COISA SÉRIA, PARA QUEM É SÉRIO OU QUER SE TORNAR SÉRIO. Umbanda é bo

•A Umbanda tem Fundamento e é COISA SÉRIA, PARA QUEM É SÉRIO OU QUER SE TORNAR SÉRIO. Umbanda é bo
•A UMBANDA TEM FUNDAMENTO E É COISA SÉRIA, PARA QUEM É SÉRIO OU QUER SE TORNAR SÉRIO.
Obrigado, meu Deus, pela fé que me sustenta, Pelos amigos que fiz E continuo fazendo. Obrigado, meu Deus, Pelas bençãos de Ogum, Pela proteção de Iemanjá, pelo amor de Oxum. Obrigado, meu Deus, Pela força de Iansã, Pela retidão de Xangô, Pelo colo de Nanã. Obrigado, meu Deus, Pelo equilíbrio de Oxosse, Pelas curas de Omulu, pelas cores de Oxumarê. Obrigado, meu Deus, Pelas folhas de Ossãe, Pelas Crianças que enchem de alegria nossos Terreiros, Pela amizade dos Boiadeiros. Obrigado meu Deus, Pela humildade dos Pretos-Velhos, Pelas Almas Santas e Benditas, Pela cumplicidade de Exu e Pomba Gira. Obrigado, meu Deus, por fazer de mim um instrumento da Tua vitória. Até aqui o Senhor me ajudou! Deus salve a Umbanda!
Ney Rodrigues

RADIO C.E.A.B.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

"Quando você precisa desenvolver a sua mediunidade"


Quando você precisa desenvolver a sua mediunidade
Quantos já ouviram esta expressão ?

É uma frase típica, muito utilizada nos centros espíritas / espiritualistas, que possui um significado amplo. No entanto o sentido que essa palavra produz nas pessoas que ouvem, muitas vezes é distorcido em relação ao seu verdadeiro significado.
Como sabemos, a mediunidade é um instrumento de evolução. Ela nos possibilita um crescimento mais rápido, na direção da realização de nossa missão. O que seria de nós sem as possibilidades mediúnicas que ganhamos de Deus ?
Então, pense. Certo dia, lá em cima do plano astral, o Papai do Céu nos escalou. Isso mesmo, como um técnico de futebol, que chama seu jogador para entrar em campo. Ele veio e falou:
"Você vai descer, vai voltar para a escola (Planeta Terra). Precisa aprender, evoluir, resgatar muitas coisas, por isso precisa descer...Mas, você sabe que sua necessidade é grande, possui muitas coisas para curar, muitos erros de outrora para corrigir. Dessa forma, uma existência apenas não seria tempo suficiente para tanto. Por isso filho, vou te proporcionar a mediunidade, como um instrumento para ajudar você a fazer muito mais coisas em menos tempo.


Sem essa faculdade, isso não seria possível, pois ela lhe ajudará a otimizar sua encarnação, ou seja, sua experiência no plano físico, que é tão necessário para a reforma íntima".

" Essa dádiva vai lhe permitir fazer grandes tarefas, o que será muito importante para que consiguas aproveitar muito bem sua encarnação e seu propósito nessa descida. Entenda que ela é uma grande aliada na sua empreitada, é um presente para lhe ajudar. A mediunidade é como a Betoneira para o pedreiro. Ajuda a virar a massa, mexer o cimento com muito mais facilidade. Sem ela, a obra demoraria muito mais tempo, geraria muito mais desgaste..."

E assim nascemos no plano físico, nos desenvolvemos e chegamos a maturidade (física apenas). E meio a tantas ilusões e tantos distanciamentos em relação a nossa essência divina, acabamos considerando a mediunidade um "Fardo" ! Esquecemos-no do seu real objetivo...Isso é "cuspir para cima". Um equívoco sem igual ! Desperdiçamos uma oportunidade incrível.
Centros espíritas / espiritualistas, através de seus orientadores, trabalhadores e monitores, alertam para as pessoas sobre a necessidade de trabalhar a mediunidade e desenvolver a espiritualidade. Normalmente, atuam de maneira amorosa, respeitando o livre-arbítrio de cada um. No entanto é normal, as pessoas fazerem mal uso dessa liberdade de escolha.
Alienadas de sua finalidade aqui na Terra, acabam que por rejeitar a sugestão para desenvolver a sua mediunidade. A recebem como uma coisa ruim, algo incômodo, realmente um fardo.


Se essas casas de amparo e desenvolvimento espiritual pudessem interferir na escolha das pessoas, seus orientadores diriam assim: " Meu irmão, se liga, você recebe um presente de Deus, chamado mediunidade, não porque você é um ser iluminado ou puro, tampouco porque você possui dons extraterrestres. Simplesmente porque você está abarrotado de coisas (karmas) para curar...Você tem a obrigação de mergulhar nesse entendimento, mas o azar é seu se você virar as costas para essa
necessidade, e quiser desperdiçar mais essa oportunidade de evolução."

Entenda que chegou a hora de você utilizar esse poderoso recurso, como um instrumento para dinamizar a sua tarefa de curar-se ! Redimir-se de erros do passado e evoluir. Essa é a meta de todos !

Com isso, se você fizer bom uso desse instrumento, quando o ciclo dessa vida se finalizar e o desencarne chegar, você voltará ao grande Pai, O Supremo Técnico de Futebol, e ele terá o prazer em lhe dizer:

" Parabéns, que ótima partida você realizou, que grande jogo ! Agora descanse um pouco e prepare-se para a próxima, temos um Campeonato inteiro pela frente ! "

Recado aos Sacerdotes de Umbanda !!!

Aos sacerdotes espirituais sejamos exemplo sempre no caminho da luz, da fé do amor na condução de seus filhos, quando fostes escolhidos para ser um sacerdote, sabias que alguma coisa da sua vida material, teria que abrir mão. O Equilíbrio da sua casa e daqueles que você conduz está em suas mãos constantemente. Luz e equilíbrio a todos...

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mediunidade Com Jesus




Todos nós, de certa forma, já ouvimos alguma vez a expressão: “Todos somos médiuns”. Então, a partir dessa afirmação, nos vem à mente, a imagem de uma pessoa incorporando um espírito, ou vestida de branco, ou psicografando, dando consulta, passes, etc, etc.


Na verdade, quando nos aproximamos de um Templo/Tenda/Terreiro de Umbanda, temos que considerar algumas coisas a esse respeito:


Ser médium significa ser mediador; ponte, meio, intermediário, entre uma realidade e outra realidade qualquer. Sendo um exemplo bem atual, a palavra mídia (que possui a mesma origem da palavra médium, mediar...); ou seja: a mídia é o meio (seja ele radiofonizado, televisionado, impresso ou internetizado); utilizado para passar uma mensagem que partindo de uma determinada realidade informadora, busca atingir outra realidade a ser informada.


No nosso caso específico como seres humanos, afinizados com a Umbanda (ou não), a realidade do plano espiritual age e interage com o meio humano, por nosso intermédio, ou mais especificamente pela vibração, freqüência e intensidade dos nossos pensamentos ou nosso campo mental.


Por isso, é necessário que recordemos sempre o que o Supremo Mestre ensinou, quando disse: “Orai e Vigiai!”. Isto é: se a prece nos coloca em sintonia com o mundo/realidade espiritual..., é o nosso vigiar/filtrar a usinagem dos nossos pensamentos, que fará a fundamental diferença...


Mas como não somos médiuns só no Templo/Tenda/Terreiro e sim o tempo todo (pela nossa própria natureza de seres espirituais que somos), é necessário que encaremos/enfoquemos esse trabalho constante, com alguns ingredientes básicos, para melhor proveito de nossas vivencias diárias e de nossa freqüência à Casa de Espiritualidade.


Existem então, requisitos mínimos para que possamos elevar-nos em termos de freqüência vibratória interna e melhor afinizar-nos com o Plano Superior:


Boa Vontade: sem a qual, não haveria a nossa presença necessária ao local da atividade espiritual;


Disponibilidade Interior: fator imprescindível ao saudável intercâmbio mediúnico;


Discernimento: que nos permite distinguir o joio do trigo;


Humildade: que nos permite reconhecer os erros e nos possibilita refazer os caminhos;


Simplicidade: que nos coloca em posição segura para o auxílio;


Conhecimento: que nos liberta da ignorância (não escolar/intelectual), mas conhecimento da Realidade Espiritual Maior, capaz de oferecer-nos os adequados instrumentos de ajuda;


Caridade: para compreender a realidade e necessidade de nossos irmãos (encarnados ou não); daqueles que necessitam de nossa intervenção sem perda de tempo, na tarefa maravilhosa da Seara do senhor, levando em consideração a pequenez do nosso entendimento, diante da vontade do Pai, o Supremo Criador de Tudo e Todos nós.


Tenhamos certeza de que considerando estes fatores, seremos médiuns, bons médiuns, médiuns conscientes e trabalhadores conscientes na Seara do Mestre, para um mundo melhor. Que assim seja.


Por Luis C. Arbelo Viera
Extraído e adaptado das páginas 17 e 18 do livro “Mediunidade Com Jesus”, Editora E.C. Fonte Viva

O que é a Doutrina de Umbanda?

O que é a Doutrina de Umbanda?






A rigor, a doutrina de Umbanda pode até ser resumida numa única palavra, ou seja, a CARIDADE. Nessa doutrina espírita, a mais grandiosa e perfeita de todas, devemos sempre estar prontos a fazer o bem aos nossos irmãos, seja pelo pensamento, pelo auxílio aos necessitados e doentes, bem como no perdão sincero, mesmo em se tratando de pessoas que nos tenham feito mal.


A Lei de Umbanda não permite que sejamos ambiciosos e vaidosos, bem como mistificadores, pois que estes, a qualquer momento, serão expulsos da Umbanda pelos Espíritos de Luz.


E quais são os princípios da caridade de Umbanda?


A Umbanda tem a sua doutrina de caridade resumida em sete mandamentos, que são os seguintes:


1-Não fazer aos nossos irmãos o que não desejamos que a nós seja feito.


2-Não cobiçar de forma alguma o que pertence aos outros.


3-Estar sempre pronto a dar socorro aos necessitados.


4-Não falar mal de ninguém, nem fazer difamações e criticar as ações alheias.


5-Agir sempre honestamente, cumprindo o dever e as obrigações, embora seja necessário ir até ao sacrifício.


6-Evitar as más companhias, sejam quais forem.


7-Embora não siga a doutrinação, devemos dar o máximo respeito às demais religiões e crenças.




Fonte: “A Cartilha da Umbanda” escrito por “Cândido Emanuel Félix”