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•A Umbanda tem Fundamento e é COISA SÉRIA, PARA QUEM É SÉRIO OU QUER SE TORNAR SÉRIO. Umbanda é bo
Obrigado, meu Deus, pela fé que me sustenta, Pelos amigos que fiz E continuo fazendo. Obrigado, meu Deus, Pelas bençãos de Ogum, Pela proteção de Iemanjá, pelo amor de Oxum. Obrigado, meu Deus, Pela força de Iansã, Pela retidão de Xangô, Pelo colo de Nanã. Obrigado, meu Deus, Pelo equilíbrio de Oxosse, Pelas curas de Omulu, pelas cores de Oxumarê. Obrigado, meu Deus, Pelas folhas de Ossãe, Pelas Crianças que enchem de alegria nossos Terreiros, Pela amizade dos Boiadeiros. Obrigado meu Deus, Pela humildade dos Pretos-Velhos, Pelas Almas Santas e Benditas, Pela cumplicidade de Exu e Pomba Gira. Obrigado, meu Deus, por fazer de mim um instrumento da Tua vitória. Até aqui o Senhor me ajudou! Deus salve a Umbanda!
Ney Rodrigues
RADIO C.E.A.B.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
A Conduta esperada de um médium de Umbanda!
Se somos pessoas religiosas, ou seja, se temos uma religião, espera-se
de nós atitudes de acordo com esta condição. Em função disto já que
sou umbandista, falo de minha religião e sobre o que é esperado de
seus praticantes.
Muitos falam apenas na conduta esperada no médium antes e durante as
sessões ou giras, mas quase nada se fala do depois da gira e
normalmente o que é falado é sobre o imediatamente após a gira ou no
máximo 24 horas após o término da sessão. Não podemos e nem devemos
ser umbandistas durante as 48 horas que giram em torno de uma sessão,
mas sim 24 horas por dia e 7 dias por semana. Mas isso é no sentido da
conduta no nosso dia-a-dia.
O quanto nos preocupa a caridade, o amor, a fraternidade e o respeito
pelo próximo, o quanto disto tudo faz parte de nossos corações e
mentes, verdadeiramente. Não adianta de absolutamente nada: banhos,
defumadores, deveres preparatórios para as sessões, se quando a mesma
termina, trocamos nossa roupa e esquecemos todas as palavras e
orientações recebidas durante a sessão, saímos do centro achando que
nossa missão e papel terminaram ali e conseqüentemente não aplicamos o
nosso aprendizado.
A Umbanda é extremamente prática e nós temos obrigação de executarmos
essa praticidade. Como? Tendo uma conduta compatível com a nossa
religiosidade dentro e fora do terreiro. As defesas de um terreiro não
serão abaladas pela conduta inconseqüente de alguns médiuns, mas as
defesas do médium sim. Daí advém problemas que alguns médiuns passam e
ainda têm a coragem de afirmar que "tomou o banho" direitinho, que
firmou o Anjo da Guarda direitinho, etc... etc. Ou ainda, o que
considero pior: dizem que não merecem isso ou aquilo e que os
protetores deles têm a obrigação de resolver!! Desculpas! Meras e
tolas desculpas, que servem apenas para ajudar a mascarar a verdade.
E qual é a verdade que estou me referindo? A verdade que alguns
médiuns e dirigentes acreditam que deveres e oferendas substituem
conduta moral correta, honestidade de propósitos, caridade e humildade!
Não! Em absoluto não! Não há banho, trabalho, preparo, oferenda que
substituam um coração nobre, caridoso, honesto e sincero!
Para que os preceitos de Umbanda surtam efeito é fundamental
a coerência entre o que está sendo feito e quem está fazendo ou recebendo.
Urge que nos tornemos aparelhos melhores. Preocupe-se menos com
oferendas e mais com a conduta moral. Aprenda primeiro a “oferendar-se”,
pois como disse o Caboclo Pery na mensagem Oferendas Para Orixás,
somos a melhor oferenda que podemos dar aos nossos guias
e mentores, mas eu digo, que precisamos ser dignos de sermos oferendados.
Lembre-se: somos os únicos responsáveis pelas companhias invisíveis
que atraímos e mantemos. Cabe a cada um de nós respeitarmos a Umbanda
através de atos nobres, corretos e coerentes para com ela dentro e
fora do terreiro, pois não agindo assim, tornamo-nos os piores
ofensores de nossa própria religião, e para cada um de nós existe uma
conduta esperada coerente com o fato de sermos umbandistas, e a
intolerância e a vaidade não fazem parte dela.
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