Baixe Livros aqui
•A Umbanda tem Fundamento e é COISA SÉRIA, PARA QUEM É SÉRIO OU QUER SE TORNAR SÉRIO. Umbanda é bo
Obrigado, meu Deus, pela fé que me sustenta, Pelos amigos que fiz E continuo fazendo. Obrigado, meu Deus, Pelas bençãos de Ogum, Pela proteção de Iemanjá, pelo amor de Oxum. Obrigado, meu Deus, Pela força de Iansã, Pela retidão de Xangô, Pelo colo de Nanã. Obrigado, meu Deus, Pelo equilíbrio de Oxosse, Pelas curas de Omulu, pelas cores de Oxumarê. Obrigado, meu Deus, Pelas folhas de Ossãe, Pelas Crianças que enchem de alegria nossos Terreiros, Pela amizade dos Boiadeiros. Obrigado meu Deus, Pela humildade dos Pretos-Velhos, Pelas Almas Santas e Benditas, Pela cumplicidade de Exu e Pomba Gira. Obrigado, meu Deus, por fazer de mim um instrumento da Tua vitória. Até aqui o Senhor me ajudou! Deus salve a Umbanda!
Ney Rodrigues
RADIO C.E.A.B.
quinta-feira, 29 de março de 2012
Educação dos Médiuns
Educação dos Médiuns - Parte 1
A mediunidade quando não é orientada para os caminhos do bom senso, pode turvar a vida e ser instrumento de perturbação geral. A mediunidade em harmonia pode fazer grandes coisas.
A educação mediúnica pode começar no simples modo de falar aos outros, transmitindo brandura e alegria, amor e caridade em todos os atos da vida
NECESSIDADES
Qualquer conquista humana exige esforço, dedicação, estudo, perseverança.
O desabrochamento de uma faculdade mediúnica e seu aprimoramento, também necessitam de
educação, esforço, disciplina e aquisição de valores morais e espirituais.
ESCLARECIMENTOS
A mediunidade à luz da Doutrina Espírita exige orientação disciplinadora, séria e esclarecida,
para evitar ciladas e enganos, perigos e dissabores que a invigilância, a indisciplina e o despreparo podem gerar (médiuns de aparências).
FASES
O desabrochamento de uma faculdade mediúnica se faz através de diferentes fases que o
médium deve previamente conhecer para colaborar conscientemente com as entidades espirituais que orientam o seu desenvolvimento (Estudo/entendimento/vivência/exercício)
OBJETIVOS DO MÉDIUM
É importante que o médium não procure na mediunidade um objetivo de simples curiosidade, de
diversão ou de interesse particular ou por medo.
Mas encará-la como coisa sagrada que deve utilizar para o bem do semelhante, sustentada na
elevação moral e no estudo sério e edificante.
Educação dos Médiuns - Parte 2
O QUE O MÉDIUM DEVE EVITAR?
Na primeira fase do desenvolvimento, o médium de evitar qualquer pretensão vaidosa de supor-se capaz dos grandes feitos mediúnicos, Que Espíritos inferiores e levianos assumam o predomínio de sua mediunidade e não se percam assim os frutos que ela poderá oferecer.
CUIDADOS
O médium que se educa espiritualmente e amadurece a sua faculdade através dos esforço, estudo e disciplina moral, passa a ser assistido pelos bons Espíritos que o preservam das ciladas do mundo invisível. Os bons médiuns são raros, por falta de uma educação e de um adestramento seguro. A faculdade mediúnica é delicada e necessita de acuradas precauções, perseverantes cuidados, método, aspirações nobres e a conquista de uma cobertura espiritual de caráter elevado.
AMBIENTE SEGURO
O ambiente da prática mediúnica deve ser seguro, organizado, sério para evitar o perigo de um falso desenvolvimento em que predominam as viciações, E ainda os condicionamentos, os automatismo, as falsas concepções do que sejam os Espíritos Guias, as mistificações e a obsessão.
FUNÇÃO DOS MÉDIUNS
Não há mais nobre, mais elevado encargo do que participar do trabalho de propagação da verdade e progresso da humanidade Sob a inspiração de espíritos da verdade, que nos incitam à luz e à perfeição, este é o papel da mediunidade, a não ser que consideremos a mediunidade com passatempo, desencargo de consciência. Se ajudarmos através de nossas percepções tres Espíritos por reunião:
01 ano tem 52 semanas x 3 = 156
10 anos tem 520 semanas x 3 = 1560
20 anos tem 1040 semanas x 3 = 3210
30 anos tem 1560 semanas x 3 = 4560
Isto na Reunião mediúnica e se levarmos em conta aqueles que podermos ajudar no dia a dia, afinal somos médiuns as 24 horas do dia.
PLANOS DIVINOS
A mediunidade é um dos meios de ação pelo qual se executa o plano divino e os médiuns não
têm o direito de utilizá-la ao sabor de suas fantasias nem formar em torno de si uma atmosfera de misticismo e de personalismo. Surge daí a necessidade da responsabilidade onde muitos utilizam a sua faculdade a satisfação do amor-próprio ou de interesses comuns.
PROPÓSITOS
Deve se ter o firme propósito do bem. Permitindo-se ao médium se impregnar de fluidos purificados. Criando em torno de si uma atmosfera que o protegerá de ser envolvido nas ciladas do invisível.
FINALIDADE DA MEDIUNIDADE
O espiritismo atribui a mediunidade duas finalidades fundamentais que são:
1. Dar aos homens o conhecimento da verdade
2. Promover a melhora espiritual do médium.
PREPARO E CUIDADO DOS MÉDIUNS
Existem inúmeros cuidados que visam a preparação interior do médium, que devem ser observadas no dia do trabalho, como:
1. Despertar: Cultivar atitude mental digna desde cedo;
2. Alimentação: Antes das reuniões não deve alimentar-se em demasia e nem ficar sem alimentação (“problemas digestivos = cérebro inábil”);
3. Repouso físico e mental: Após o trabalho profissional ou doméstico, reservar alguns momentos para o refazimento mental;
4. Prece e meditação: Buscar a inspiração da vida maior, para que realiza aquilo que para ele esteja programado;
5. Superação de impedimentos de última hora que naturalmente podem ocorrer: uma série de impedimentos contornáveis pelo uso do bom senso e da disciplina não podem constituir-se em fatos que afastam o médium da obrigação assumida com sua consciência e com o trabalho que participa.
Todo o conteúdo deste artigo, que foi divido em 3 partes, é de autoria do Templo de Umbanda Caboclo Tupinambá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário