•A Umbanda tem Fundamento e é COISA SÉRIA, PARA QUEM É SÉRIO OU QUER SE TORNAR SÉRIO. Umbanda é bo

•A Umbanda tem Fundamento e é COISA SÉRIA, PARA QUEM É SÉRIO OU QUER SE TORNAR SÉRIO. Umbanda é bo
•A UMBANDA TEM FUNDAMENTO E É COISA SÉRIA, PARA QUEM É SÉRIO OU QUER SE TORNAR SÉRIO.
Obrigado, meu Deus, pela fé que me sustenta, Pelos amigos que fiz E continuo fazendo. Obrigado, meu Deus, Pelas bençãos de Ogum, Pela proteção de Iemanjá, pelo amor de Oxum. Obrigado, meu Deus, Pela força de Iansã, Pela retidão de Xangô, Pelo colo de Nanã. Obrigado, meu Deus, Pelo equilíbrio de Oxosse, Pelas curas de Omulu, pelas cores de Oxumarê. Obrigado, meu Deus, Pelas folhas de Ossãe, Pelas Crianças que enchem de alegria nossos Terreiros, Pela amizade dos Boiadeiros. Obrigado meu Deus, Pela humildade dos Pretos-Velhos, Pelas Almas Santas e Benditas, Pela cumplicidade de Exu e Pomba Gira. Obrigado, meu Deus, por fazer de mim um instrumento da Tua vitória. Até aqui o Senhor me ajudou! Deus salve a Umbanda!
Ney Rodrigues

RADIO C.E.A.B.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

PALAVRAS DE PAI BENEDITO


Pergunta: Pai por que notamos nos dias de hoje tanto desrespeito dentro de um terreiro com o fundamento sagrado dos Orixás?


Pai Benedito: Primeiro filho devemos lembrar que este desrespeito não é praticando por todos nossos irmãos Umbandistas, encontramos ainda algumas poucas casas sérias na lei de pemba e também que a questão desrespeito sai para fora dos limites de um terreiro chegando a sociedade.
No grau de desenvolvimento moral que a maioria dos terrícolas vivem hoje, se faz necessário que tenhamos a prática de "rédia curta" como ouvíamos o sinhozinho falar com a negraiada na fazenda do engenho, trocando isso pela lei moral o ser humano somente mantem sua disciplina mediante algumas regras.
Necessitamos de assentos coloridos e especias em coletivos e estações de trem, de filas especiais para nos conscientizarmos que o idoso deve ser tratado com preferência devido aos muitos males físicos que acometem estes nossos irmãos.
Existe a lei do uso obrigatório do cinto de segurança, que por incrível que pareça oferece segurança para quem o usa, podendo até salvar sua vida, mas ainda encontramos pessoas que driblam esta lei e o cenário de morte no trânsito soma número razoável de vitimas que não o usavam.
Temos ainda como exemplo, a proibição do consumo de álcool e fumo para menores, mas na maioria das ditas "casas do ramo" esta regra é quebrada por quem vende e por quem compra.
Teríamos meu filho muitos exemplos para dar e tornaríamos esta mensagem em um repositório de lamentações, mas não sendo esta nossa intenção, vamos colocar a nossa pequena visão sobre a questão do desrespeito.
Se encontramos junto ainda na população terrícola uma grande estrada de evolução e aprendizado a ser percorrida, neste caminho encontramos uma aliado da questão do desrespeito praticado pelo ser humano, a vaidade e o orgulho. Quando falamos destas duas palavras filho encontramos o combustível que nos faz enxergar infelizmente em muitos irmãos e irmãs que acreditam que o mundo gire a sua volta e as pessoas que nele vivem são suas subordinadas.
Isso levado a finco, gera uma onda de violência praticada pelo ato da discórdia, da falácia, da fofoca, atos tão pequenos que ainda são alimentados no meio onde meus irmãos e irmãs vivem.
Não podemos tomar como base de evolução a teoria do avestruz que coloca a cabeça dentro de um buraco e deixa o restante do corpo para fora, isso não pode ser comparado com humildade e acima de tudo respeito.
Humildade e respeito, devem ser levados na conta de que devemos compreender que somos irmãos em crescimento e que cada um no seu limite tem sua forma de compreensão, porém nunca esta isento de praticar a lei de sociabilidade e socialização ou a necessidade do homem viver em grupo.
Ainda existe um grande equívoco entre "dirigir e ser dirigido" e isso associado nas questões de sociedade nos mostra filho dois aspectos que gostaríamos de apresentar:

1.Aquele que dirige deve ter cautela com a soberba ou o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância. Dirigir é guiar pelo caminho que já trilhamos e nunca nos supormos superiores a alguém por esta responsabilidade! Aquele que ensina deve aprender duas vezes, por talvez traga débitos maiores na lei de moralidade dentro de si.

2.Já o que é dirigido deve ter cautela com a pieguice ou a sentimentalidade excessiva e afetação exagerada e às vezes ridícula de sentimentos. Citamos isso justamente por que encontramos filho irmãos nossos que não detém o conhecimento e a disciplina ainda e assim mesmo se julgam sábios! O que não sabem é que caminham em direção ao abismo de seu próprio engano.
Em todas as situações de nossa vida filho, devemos lembrar do conselho de " para aprender se faz necessário ouvir primeiro". Levado em conta a atitude de alguns irmãos de pemba nos terreiros de Umbanda, Candomblé e centros Espiritas, encontramos a lei do orgulho sendo praticada descaradamente. Ler um livro ou ainda fazer uma obrigação a este ou aquele Orixá não nos torna sábios nem melhores do que ninguém, pois em tudo na vida a experiência traz a vivência e um pouco de sabedoria, tendo em conta que nosso planeta azul é uma das "muitas moradas e arriscaríamos escolas evolutivas do Pai"
Quando o ser vivente aprender a "ouvir" e "praticar" o que ouve talvez comece a ficar livre das imposições criadas visando a sua disciplina.
O desrespeito ai filho não é só com o Orixá que é uma das qualidades divinas, mas com o próprio ser humano, com a própria criação.
Gostaríamos de encerrar esta nossa pequena contribuidão com um pensamento daquele que foi, é e sempre será o exemplo a ser seguido:


" Bem aventurados os pacificadores, por que eles serão chamados filhos de Deus" Mateus 05 - versículo 09


Com muito carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário