•A Umbanda tem Fundamento e é COISA SÉRIA, PARA QUEM É SÉRIO OU QUER SE TORNAR SÉRIO. Umbanda é bo

•A Umbanda tem Fundamento e é COISA SÉRIA, PARA QUEM É SÉRIO OU QUER SE TORNAR SÉRIO. Umbanda é bo
•A UMBANDA TEM FUNDAMENTO E É COISA SÉRIA, PARA QUEM É SÉRIO OU QUER SE TORNAR SÉRIO.
Obrigado, meu Deus, pela fé que me sustenta, Pelos amigos que fiz E continuo fazendo. Obrigado, meu Deus, Pelas bençãos de Ogum, Pela proteção de Iemanjá, pelo amor de Oxum. Obrigado, meu Deus, Pela força de Iansã, Pela retidão de Xangô, Pelo colo de Nanã. Obrigado, meu Deus, Pelo equilíbrio de Oxosse, Pelas curas de Omulu, pelas cores de Oxumarê. Obrigado, meu Deus, Pelas folhas de Ossãe, Pelas Crianças que enchem de alegria nossos Terreiros, Pela amizade dos Boiadeiros. Obrigado meu Deus, Pela humildade dos Pretos-Velhos, Pelas Almas Santas e Benditas, Pela cumplicidade de Exu e Pomba Gira. Obrigado, meu Deus, por fazer de mim um instrumento da Tua vitória. Até aqui o Senhor me ajudou! Deus salve a Umbanda!
Ney Rodrigues

RADIO C.E.A.B.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A Conduta esperada de um médium de Umbanda!


Se somos pessoas religiosas, ou seja, se temos uma religião, espera-se

de nós atitudes de acordo com esta condição. Em função disto já que

sou umbandista, falo de minha religião e sobre o que é esperado de

seus praticantes.

Muitos falam apenas na conduta esperada no médium antes e durante as

sessões ou giras, mas quase nada se fala do depois da gira e

normalmente o que é falado é sobre o imediatamente após a gira ou no

máximo 24 horas após o término da sessão. Não podemos e nem devemos

ser umbandistas durante as 48 horas que giram em torno de uma sessão,

mas sim 24 horas por dia e 7 dias por semana. Mas isso é no sentido da

conduta no nosso dia-a-dia.

O quanto nos preocupa a caridade, o amor, a fraternidade e o respeito

pelo próximo, o quanto disto tudo faz parte de nossos corações e

mentes, verdadeiramente. Não adianta de absolutamente nada: banhos,

defumadores, deveres preparatórios para as sessões, se quando a mesma

termina, trocamos nossa roupa e esquecemos todas as palavras e

orientações recebidas durante a sessão, saímos do centro achando que

nossa missão e papel terminaram ali e conseqüentemente não aplicamos o

nosso aprendizado.

A Umbanda é extremamente prática e nós temos obrigação de executarmos

essa praticidade. Como? Tendo uma conduta compatível com a nossa

religiosidade dentro e fora do terreiro. As defesas de um terreiro não

serão abaladas pela conduta inconseqüente de alguns médiuns, mas as

defesas do médium sim. Daí advém problemas que alguns médiuns passam e

ainda têm a coragem de afirmar que "tomou o banho" direitinho, que

firmou o Anjo da Guarda direitinho, etc... etc. Ou ainda, o que

considero pior: dizem que não merecem isso ou aquilo e que os

protetores deles têm a obrigação de resolver!! Desculpas! Meras e

tolas desculpas, que servem apenas para ajudar a mascarar a verdade.

E qual é a verdade que estou me referindo? A verdade que alguns

médiuns e dirigentes acreditam que deveres e oferendas substituem

conduta moral correta, honestidade de propósitos, caridade e humildade!

Não! Em absoluto não! Não há banho, trabalho, preparo, oferenda que

substituam um coração nobre, caridoso, honesto e sincero!

Para que os preceitos de Umbanda surtam efeito é fundamental

a coerência entre o que está sendo feito e quem está fazendo ou recebendo.

Urge que nos tornemos aparelhos melhores. Preocupe-se menos com

oferendas e mais com a conduta moral. Aprenda primeiro a “oferendar-se”,

pois como disse o Caboclo Pery na mensagem Oferendas Para Orixás,

somos a melhor oferenda que podemos dar aos nossos guias

e mentores, mas eu digo, que precisamos ser dignos de sermos oferendados.

Lembre-se: somos os únicos responsáveis pelas companhias invisíveis

que atraímos e mantemos. Cabe a cada um de nós respeitarmos a Umbanda

através de atos nobres, corretos e coerentes para com ela dentro e

fora do terreiro, pois não agindo assim, tornamo-nos os piores

ofensores de nossa própria religião, e para cada um de nós existe uma

conduta esperada coerente com o fato de sermos umbandistas, e a

intolerância e a vaidade não fazem parte dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário