Primeiramente eu recomendo este vídeo: O Médium consciente interfere nas comunicações dos guias de Umbanda? –
Feito pelo sacerdote umbandista Géro Maita, dirigente do CEU Esperança e
também apresentador do programa Umbanda do Bem na Rádio Toques de
Aruanda.
A interferência mediúnica existe com
toda certeza e é um dos graves problemas dos dias atuais na senda
espiritualista, principalmente na Umbanda, visto que essa por sua
característica natal dá consultas para pessoas que se encontram em
estado de necessidade ou enfraquecidas.O
médium como um instrumento falho pode sim interferir na comunicação, e
isso nunca será isento, nem sequer nos casos de médiuns totalmente
inconscientes. O espírito usa do aparelho mental do médium para passar
suas impressões e idéias, logo não há como não se ‘contaminar’ com o
pensamento do próprio médium, que mesmo em um transe inconsciente não se
silencia. O médium inconsciente distancia seu corpo espiritual do duplo
permitindo que o espírito comunicante tenha uma maior liberdade dentro
de seu campo de atuação, apenas isso.
Em médiuns iniciantes é comum que isso
ocorra e até normal, porém deve-se prestar atenção para que esses
iniciantes recebam o amparo necessário e sejam guiados adequadamente
recebendo instruções para aprimorar seu nível moral e intelectual acerca
da espiritualidade. Não basta apenas ser um transmissor, é preciso ter
qualidade na transmissão do pensamento. Para o médium iniciante vale a
ressalva dos trabalhos de desenvolvimento mediúnico em sessões fechadas,
sem atendimento do público, em muito para se familiarizar com as
emanações de seus guias e posteriormente começar a reconhecê-las
adequadamente. Além de se harmonizar com a conduta da casa em que está
trabalhando e com o tempo começar a discernir o que é pensamento do guia
e o que é pensamento do médium. A interferência sempre existirá, porém
ela tem que ser o menos danosa possível, por isso mesmo é que não é
ético e não se recomenda fazer atendimento espiritual para familiares e
amigos, pois podemos estar usando do artifício do transe mediúnico e da
boa-fé do guia espiritual para passar recados que gostaríamos de dar.
Além dos desenvolvimentos mediúnicos na
prática, também se faz mister o estudo. Ler é fundamental, mas pensar
sobre o que leu é mais importante. Não adianta ler todos os livros sendo
que na maioria das vezes não se capta a mensagem ou instrução que o
livro está passando. Então é importante sempre questionar seu sacerdote
ou sacerdotisa acerca de dúvidas e questões que podem parecer básicas. O
verdadeiro Babalaô ou Ialorixá, irá te auxiliar sem arrogância, sem
orgulho e sem vaidade, pois ele está (ou deveria ao menos) a serviço da
Lei Maior e da Justiça Divina. Logo não pode agir de forma destoante do
que se espera. Pai e Mãe de Santo que manda muito na vida do filho ou
quer aprisioná-los tem sérios problemas espirituais e também de orgulho e
vaidade. Cuidado!
Existem cursos das mais diversas formas,
explicando desde a Teologia Umbandista até mesmo sobre a manipulação
dos elementos, o que conhecemos como Magia! Não importa o que você tem
como regra na sua vida espiritualista, estudar é importante, e em
cursos, sejam presenciais ou EAD, a cada resposta encontrada uma nova
pergunta aparece, abrindo assim um novo campo para pesquisa.
Então, não há como fazer parte de um
trabalho mediúnico de aconselhamento ou até mesmo de desobsessão se
antes não nos aprimorarmos. Como dito em artigo anterior – Obsessões e suas relações interdependentes –
as trevas nunca estão em descanso e ela também se aprimora. Mesmo os
médiuns mais antigos devem sempre se manter alertas e seguir sempre o
lema: Orai e Vigiai. Não se arrogue como detentor da verdade absoluta e
nem se autointitule como o médium firme e poderoso, todos estamos
sujeitos às tentações, aprimore-se e em caso de necessidade procure
ajuda sempre.
Abrangendo mais esse assunto, toco agora
em outro ponto que me preocupa mais, é o caso de médiuns que são
dirigentes de casas espirituais e que permitem a interferência. Se isso
para um médium iniciante já é preocupante imagine então para um médium
que tem o predicado de Sacerdote? Ou Pai e Mãe?
Jamais um zelador ou dirigente deve
deixar suas paixões pessoais interferirem na condução do terreiro, o
mesmo tem regras e diretrizes, e devem ser cumpridas, porém obstante
isso não há qualquer nexo em interferir na vida pessoal do filho de
santo ou médium umbandista ou de qualquer outra denominação. A
espiritualidade está aí para nos libertar e não para nos arranjar um
novo senhor(a).
Sacerdotes que se encontram em
desequilíbrio ou que levam para os trabalhos espirituais as mazelas de
sua vida pessoal, devem antes de mais nada, serem informados de sua
conduta errada. Eles não são infalíveis, é necessária a compreensão dos
filhos, mas também é mais importante ainda a abertura do pai e mãe de
santo as críticas que os filhos fazem. A espiritualidade tem sua própria
agenda, sabemos que é algo sério e que assim deve ser levado, mas todos
os médiuns são antes de mais nada seres humanos, cheios de imperfeição e
procurando esclarecimento. Além disso, temos nossos próprios
desassossegos com a vida pessoal, com o trabalho material, com o
trânsito e com estudos profissionais.
Então caro sacerdote, não se faça de
rogado, quando um filho chegar com uma sugestão ou até mesmo reclamação.
As giras sem hora pra começar e acabar, as inúmeras interferências na
própria mediunidade a fim de conduzir ou controlar a vida do médium, a
cobrança de forma desnecessária, a retórica desmedida, falação exagerada
e a falta de indulgência, são erros comuns cometidos por pessoas que
tem a alcunha de dirigentes.
Ainda mais quando há predileção dentro
do terreiro, então aí, tudo se complica mais. Como pessoas, simpatizamos
melhor com esse ou aquele sujeito, porém como sacerdotes e dirigentes
temos que entender que todos são iguais perante a Lei de Pemba. Então se
um filho comete gafes, está em estado anímico ou até mesmo
mistificando, está exagerando, está conduzindo sua mediunidade mais para
a manifestação teatral dos fenômenos do que para a evolução moral e
intelectual do ser, a sua obrigação dirigente é conduzi-lo de volta aos
trilhos, mesmo que seja necessário utilizar-se do expediente do puxão de
orelhas. Coíba os exageros e os seus próprios exageros pessoais. Se
deixarmos a manifestação correr solta, os espíritos guias não mais
conseguirão se aproximar de nossos campos mediúnicos, logo abriremos a
porta para uma obsessão coletiva. E principalmente, mantenha seu alerta
ligado, pois o dirigente é o alvo, ao mesmo tempo, o modelo que todos
os demais irão seguir.
As evasões do terreiro ocorrem muito por
falta de conduta adequada dos dirigentes. Muitos médiuns sérios e
comprometidos com o trabalho de assistência e aprimoramento íntimo
acabam por se afastar de locais onde se veem manifestações estapafúrdias
e alguns querendo aparecer mais que o outro, ou quando o dirigente
começa a ditar regras que ele mesmo não cumpre.
Então esse artigo é um alerta para todos
que trilham a senda da mediunidade, seja você iniciante, experiente ou
dirigente. Então vamos juntos, eu, você e todos que amam a
espiritualidade, procurar se focar mais no aprimoramento. Deixando
velhos dogmas no passado sem perder a beleza e a forma de praticar a
Umbanda e os demais cultos espiritualistas.
Axé e Saravá!
Por Douglas Rainho
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